sexta-feira, 14 de junho de 2013

O DEVA E O BUDA

O Buda estava um dia no jardim de Anathapindika, na cidade de Jetevana, quando lhe apareceu um Deva (entidade espiritual (Hindú), vestido de brâmane (sacerdote da alta casta na India) e entre ambos estabeleceu-se o seguinte diálogo:
  
O Deva perguntou: Qual é a espada mais cortante? Qual é o maior veneno? Qual é o fogo mais ardente?
O Buda respondeu: A palavra raivosa é a espada mais cortante; A inveja é o mais mortal veneno; a luxúria é o fogo mais ardente e a ignorância é a noite mais escura.
O Deva: Quem obtém a maior recompensa? Quem sofre a maior perda? Qual é a armadura mais impenetrável? Qual é a melhor arma?
O Buda: Quem dá sem desejo de receber é quem mais ganha; Quem recebe de outro sem nada devolver é o que mais perde; a paciência é a armadura mais impenetrável; a sabedoria é a melhor arma.
O Deva: Qual é o ladrão mais perigoso? Qual o tesouro mais precioso? Quem recusa o melhor que lhe é oferecido neste mundo?
O Buda: Um mau pensamento é o ladrão mais perigoso; a virtude é o tesouro mas precioso; recusa o melhor que se lhe oferece é quem aspira os tesouros da Terra.
O Deva: O que atrai? O que repugna? Qual é a dor mais terrível? Qual é a maior felicidade?
O Buda: O bem atrai; o mal repugna; a maior dor é a má conduta; a libertação é a maior felicidade.
O Deva: O que ocasiona a ruína no mundo? O que destrói a amizade? Qual é a febre mais aguda? Qual é o melhor remédio?
O Buda: A ignorância arruína o mundo; a inveja e o egoísmo destroem a amizade; o ódio é a febre mais aguda: sua paz interior é o melhor remédio.
O Deva: Tenho uma dúvida e peço que me esclareça: O que é que o fogo não queima, nem a ferrugem consome, nem o vento abate e é capaz de reconstruir o mundo inteiro?
O Buda: "O benefício do amor e das boas ações"..
Satisfeito o Deva com as respostas do Buda, reverente com as mãos juntas inclinou-se respeitosamente ante ele e desapareceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário