domingo, 18 de março de 2012

DESPEDIDA DE UM GÊNIO (GABRIEL DA SILVA MARQUEZ)


Gabriel da Silva Marquez retirou-se da vida pública por razões de saúde devido a um cancro linfático. Quando seu estado se agravou, enviou uma carta a seus amigos que está sendo difundida pelo mundo.
Recomendo a sua leitura, porque é verdadeiramente comovedor  este curto texto escrito por um dos mais brilhantes escritores dos últimos tempos.
“Se, por um instante, Deus esquecesse que eu sou uma marionete de trapos e me presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria esse tempo o mais que pudesse.
Possivelmente, não diria tudo o que penso, mas, definitivamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor as coisas não por aquilo que valem, mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que cada minuto que fechamos os olhos perdemos sessenta segundos de luz.
Andaria quando os demais se detivessem, acordaria quando os demais dormissem.
Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida deitar-me-ia ao sol deixando descobertos não somente o meu corpo como também a minha alma.
Aos homens eu provaria quão equivocados estão ao pensar que deixam de se enamorar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se enamorar.
A um menino eu lhe daria asas e apenas lhe pediria que aprendesse a voar.
Aos velhos diria, que, a morte não chega com o fim da vida, mas, sim com o esquecimento.
Tantas coisas aprendi com vocês homens...Aprendi que todo mundo quer viver no topo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subi-la.
Aprendi que quando um recém nascido, aperta com sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo de seu pai, o agarrou para sempre.
Aprendi que um homem só tem o direito de olhar o outro de cima para baixo, quando o está ajudando a se levantar-se.
São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas, agora realmente de pouco me servirão, pois, quando me guardarem dentro dessa caixa, infelizmente estarei morrendo.
Diga sempre o que pensa e faça o que sabe.
Supondo que hoje fosse a última vez que lhe veria dormir, eu lhe abraçaria fortemente e rogaria ao Senhor para ser o guardião de sua alma.
Existe sempre um amanhã que a vida nos dá outra oportunidade para fazermos bem as coisas...mas, pensando que hoje é tudo que nos resta, gostaria de lhe dizer o quanto lhe amo e que nunca lhe esquecerei.
O amanhã não está assegurado a ninguém jovens ou velhos. Hoje pode ser a última vez que você veja aqueles que ama.
Por isso, não espere mais. Faça hoje, pois o amanhã pode nunca chegar.
Senão, lamentará o dia que não teve tempo para um sorriso, um abraço, um beijo, pois estava muito ocupado para atender esse último desejo.
Mantenha os que ama junto de você, diga-lhes ao ouvido o muito que precisa deles, o quanto lhes quer. E trate-os bem!

"Gabriel da Silva Marquez"

Nenhum comentário:

Postar um comentário