sexta-feira, 5 de setembro de 2014

VISÃO DE RELIGIÃO “DALAI LAMA”


Saiba mais sobre o livro<br>CAMINHO DA SABEDORIA, CAMINHO DA PAZ

Diálogo entre
Leonardo Boff e o Dalai Lama.

Numa discussão sobre religião e liberdade em que o Dalai Lama e eu participávamos,perguntei-lhe, um tanto maliciosamente:
« Vossa Santidade, qual é para vós a melhor religião? »
Pensava que ele diria:  « O budismo tibetano»  ou « As religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo. »
O Dalai Lama sorriu-me e, olhando-me nos olhos, o que me surpreendeu, porque havia malícia na minha pergunta, respondeu:
  «  A melhor religião é a que te aproxima de Deus. É a que faz de ti uma pessoa melhor. »
Perguntei-lhe, então:
« O que é que nos faz melhores? »
Ele respondeu:
« Tudo o que te enche de compaixão, te torna mais sensível, mais desapegado, mais amável, mais humano, mais responsável, mais respeitador da ética. 
A religião que fizer tudo isto por ti é a melhor religião. »
« Meu amigo, eu não estou interessado na tua religião ou se tu és ou não religioso…
Para mim, o que é importante é a maneira como ages com os outros, a tua família, os teus colegas de trabalho, a tua comunidade, e todo o mundo.
Lembra-te que o universo é o eco das nossas ações e dos nossos pensamentos. »
« A lei da ação e reação não é exclusiva da física. Ela está presente também nas relações humanas. Se eu ajo com bondade, recebo bondade. Se ajo com maldade, recebo maldade. »
« O que os nossos avós nos disseram é a pura verdade: receberás sempre o que desejas aos outros.
Ser feliz não é uma questão de destino, é uma questão de opção ou de escolha. »
Finalmente, ele disse: 
Toma cuidado com os teus pensamentos porque eles tornar-se-ão Palavras.
Toma cuidado com as tuas palavras porque elas tornar-se-ão Ações.
Toma cuidado com as tuas ações porque elas tornar-se-ão Hábitos.
Toma cuidado com os teus hábitos porque eles formarão o teu Caráter.
Toma cuidado com o teu caráter porque ele formará o teu Destino, e o teu destino será a tua Vida…


« Não há religião maior do que a Verdade.»

Dalai Lama

Nenhum comentário:

Postar um comentário