sábado, 24 de maio de 2014

O SORRISO DO TEMPO

Jair Rodrigues (à esq.) e o filho Jair Oliveira, em foto publicada pelo filho no Facebook

Lindo texto do filho de Jair Rodrigues!

Acreditamos muito na sensação de que controlamos o Tempo. Nesta ilusão idiota, fingimos que o dominamos ao imaginar que o temos sempre devidamente aprisionado em nossos pulsos, em nossas paredes e em nossos telefones móveis “inteligentes”. Os números rodam impiedosa e incessantemente, e mesmo assim nos convencemos de que temos as horas, os minutos e os segundos sob controle. Adiamos carinhos, postergamos cuidados, atrasamos sorrisos, tudo na certeza de que vai dar tempo. Ou que TEREMOS tempo para tudo. Pessoas vivem convictas de que têm tempo de menos ou tempo de sobra. Todos TEMOS tempo sem notar que, na realidade, é o Tempo que nos tem presos a seu pulso. E ele pulsa. Sem parar, pulsa; com uma agilidade que nos impressiona e fragiliza. Constatamos, porém, que ninguém tem nada do tempo a não ser o tanto que dele se aproveita. E se não temos o poder de controla-lo, ao menos conseguimos ter a escolha do que fazer com o pouco tempo que o Tempo nos concede nesta vida.
Jair Rodrigues decidiu abraçar seu tempo com um sorriso. Um sorriso largo que, se não conseguiu enlaçar todo o Tempo, ao menos alegrou sua vida o tempo todo. Aproveitou cada minuto como se estivesse conhecendo o mundo pela primeira vez. Assobiava e cantava para saudar cada dia que nascia, fosse ele nublado, chuvoso ou ensolarado. Não era, de maneira alguma, um homem perfeito, mas dominou com perfeição a dificílima arte do sorriso fácil. E com ele estampado no rosto, espalhou alegria e humildade por onde cantou e passou.
Eu agradeço ao Tempo e a meu querido pai pelos anos de aprendizado e diversão aqui nesta nossa efêmera aventura na Terra. Uma gratidão especial, pois tive a sorte de receber de “Jairzão” a vida no momento da fecundação e outra novinha em folha através de sua música. Ou seja, meu pai, em sua enorme generosidade, me concedeu a vida por duas vezes! Talvez poucos filhos tenham esta mesma sorte! Sorrimos juntos, cantamos juntos, nos abraçamos, conversamos e, acreditem, até já choramos juntos. E tivemos tempo; ou melhor, aproveitamos bem o tempo juntos. Consegui lhe dizer tudo o que realmente importava, o quanto o amava e o quanto admirava sua alegria contagiante. Consegui lhe ajudar a realizar projetos musicais incríveis, colocando sua euforia em gravações que, juntamente com sua extensa e importante obra, eternizam sua voz para tudo e todos. Consegui... Aproveitei...
É... Ninguém tem tempo; o Tempo é que nos tem a todos. Ele passa rápido e não se detém por absolutamente nada. Passa... Mas tenho a sensação de que talvez, o único momento em que o Tempo, em sua caminhada frenética, se distraiu por algum motivo, foi ao ver o brilho do sorriso do Jair pulsando a todo instante. Provavelmente não parou, mas diminuiu a velocidade para sorrir junto com o sorriso que nem o tempo apaga.


Jair Oliveira

2 comentários:

  1. Linda homenagem, merecidamente ao grande cantor e pai. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Fiz um comentário, que não foi publicado, sobre a afirmação que o tempo é uma ilusão.Lembrei que ele é bem real e marca a sua passagem em nossos rostos de forma cruel no fim dos nossos dias.Dei a minha opinião que somente o sorriso ameniza essas marcas. Prestei uma modesta homenagem ao Jair Rodrigues declarando que ele foi um Grão Mestre no assunto.Enquanto eu viver ele estará vivo na minha memória.

    ResponderExcluir