quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

E o que faço para viver a paz ?





E o que faço para viver a paz?

Na lista de pedidos dos irmãos a Deus, incluem com maior solicitação, a paz, tão desejada quanto os pedidos de bênçãos do divino.
Agora estes pedidos entre vários outros, traz a nós a reflexão que devemos sempre nos ater quanto o que fazemos para que estes pedidos sejam de fato desfrutados por cada um de nós. Quando pedimos a paz, logo se abre em nossa existência todas as condições necessárias ofertadas pelo criador, ao invés, nos perdemos em situações que nos desafiam a cada instante e nos entregamos aos conflitos individuais.
Perdemo-nos quando nos preocupamos em demasia com as ações e as praticas de nossos semelhantes, quando erram os condenamos como se nossas praticas fossem isentas e acima do bem e do mal, evidente que há erros cometidos que realmente desafiam a nossa consciência, mas não havemos de condenar ninguém, por não ser essa nossa condição que por muito também se perde pelas dores do pecado.
 
Deixamos de viver a paz quando não sedemos a situações que em nome da vaidade se faz conflitante em diversos encontros com o orgulho e o despreparo da sensibilidade e de se fazer grande diante das diversas situações em que o mal nos desafia.
Deixamos de viver a paz quando entregamos ao consumismo desenfreado dos bens materiais, não que seja do agente do mal, o acumulo das riquezas materiais, mas que muitos irmãos independentes e situações vividas em todas as classes divididas no planeta, nunca se fazem satisfeitas com o que lhe é proporcionado de desfrutar dentro do seu merecimento, onde que a ganancia se transforma em objeto de busca incessante e em muitas situações até levados a perdição do próprio ser.
Deixamos de viver a paz quando nossa vaidade se transforma em situações de extremo ceticismo frente às obras tão singelas e tão magníficas ofertadas pelo Senhor, como a brisa que tanto nos saúda na face do dia e o beijo do senhor, no entanto muitos preferem poluir o próprio ar que lhe da à vida e a essência da vida planetária, quando se sujam os rios que tanto proporciona o alimento mais sagrado, as arvores que traz em sua evolução o fruto para vida, as chuvas que lavam o mal, o sol que ilumina os passos da vida e para onde devemos galgar. São diversas situações que nós mesmos causamos, onde se mistura irmãos encarnados e desencarnados, todos são responsáveis de buscar a própria paz, basta apenas mudar os pensamentos e sentidos para com as melhores condições da vida para nossa vida.
As disputas, as vaidades, os orgulhos, as iras, a intolerância, o rancor, o ódio, a magoa, são situações contrarias a qualquer estado de paz tão desejada, mas simplesmente eliminável da própria existência, basta à vontade ser soberana.
 
E evite trabalhar os erros voluntários como sendo da condição de ser humano, pois assim as ações são entregues a preguiça da busca pelo melhor. Porque acertar e buscar acertar também não pode ser considerado “humano”? Quando em nossas ações em busca do acerto e encontramos o erro pela inexperiência e pela ignorância da informação, realmente podemos dizer que o erro é considerável, mas quando a consciência já credencia o erro das ações e a plena condição reconhece, então não fazemos por ingenuidade, mas sim por entender que os erros podem justificar a pratica do mal, infelizmente quem há de pensar neste norte, não perde somente as condições de viver a paz, perde a chance de se salvar.
Poderia enumerar diversas situações contrarias a paz, mas é necessário que cada irmão busque dentro de si estas respostas e finalmente viver a graça da paz, mas lembramos de que, viver em paz não nos exime de eliminar a presença do mal em nosso dia a dia, haveremos de todos os dias resisti-los com a consciência e a bravura de Cristo em nosso ser.

Dr. Bezerra de Menezes.


Extraido do facebook:  Casa Espírita Bezerra de Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário